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Tamanho do pedido, quantidades de entregas e o relacionamento com o cliente


Publicado por Logística Descomplicada em maio 3rd, 2010

Neste artigo discutiremos os pontos de vistas de fornecedores e clientes no que toca o tamanho dos pedidos e as quantidades de entregas, e como isso influencia a relação entre compradores e vendedores.

De maneira geral, os fornecedores querem entregar lotes cada vez maiores: assim vendem mais e conseguem eficiência no transporte. Para o fornecedor que paga pelo transporte é melhor entregar 1000 unidades uma vez por mês do que 500 unidades fazendo duas viagens mensais (desconsiderando as necessidades do processo produtivo).

Por outro lado, o cliente prefere receber pequenos lotes: mantém baixos os gastos em produtos estocados, não prejudica o fluxo de caixa e precisa de pouco espaço para armazenagem.

Em termos técnicos, estamos tratando do drop size, que é a quantidade que o fornecedor entrega para cada cliente – ou a quantidade total vendida dividida pelo número de entregas realizadas. Se você trabalha num distribuidor, sua empresa deve querer manter um drop size elevado. Este é um indicador importante, pois ele influi fortemente no custo logístico. Diferentes segmentos apresentam diferentes drop sizes. Imagine os Correios entregando as correspondências: o número de entregas é altíssimo, e pra isso precisa ter muitos transportadores, ou carteiros.

O drop size é influenciado pela relação entre fornecedor x cliente através do tamanho dos lotes negociados para entregas. E aí chegamos na questão do relacionamento com o cliente. Toda a cadeia de suprimentos está voltada a entregar valor para o cliente final (nós, os consumidores). Através da análise do fluxo de informações e mantendo o fluxo de produtos em níveis corretos, é possível garantir que o produto desejado pelo consumidor final estará disponível quando ele precisar. Esta é a filosofia do ECR (Efficient Consumer Response) ou Resposta Eficiente ao Consumidor.

O sistema ECR é uma estratégia adotada por grandes empresas preocupadas em manter uma boa relação com seus consumidores, especialmente pelos grandes supermercados, que visa oferecer estoques dos produtos desejados, melhora no tempo e no custo de reposição, uso eficiente de promoções, introdução de novos produtos, etc.

Existem associações em diversos países dedicadas ao ECR, e no Brasil o site da ECR Brasil é http://www.ecrbrasil.com.br.

Categorias:Fique Ligado
  1. Dilton Ferreira
    Maio 4, 2010 às 11:15 pm

    Nós, pequenos empresários, sentimos o quanto o volume de compras influência diretamente com a relação entre fornecedor e revendedor…
    No ramo que trabalho (farmácia) não posso me dar o luxo de altos estoques visto que o investimento é alto e o trânsito é lento de mercadorias. Faço compras semanais mas com itens diferentes na medida do consumo de meus clientes.
    Os fornecedores nos pressionam a todo momento por pedidos maiores e nos incentivam com bonificações e promoções. Quanto a isso, cuidado redobrado, medicações vencidas são descartadas e junto a elas o seu investimento!
    Por fim, como revendedor, não posso escolher modos diferentes de tratar os meus clientes, não posso julgar pelo volume de compras deles… Tenho que trata-los com muita cordialidade e contar com o fator FIDELIDADE que deve ser enfatizado em qualquer relação.

  2. Jessica Pinto
    Maio 5, 2010 às 2:01 am

    Esse artigo é bem direto quanto a relação entre consumidor e fornecedor. São vontades bilaterais mas que acabam convergindo num mesmo objetivo. Apesar do fornecedor visar economia e lucratividade, o mesmo tem que ter ciência, que o consumidor visa o mesmo e assim vem o dilema pela ânsia do que é menos dispendioso ou a satisfação do cliente.E assim faz-se uma abordadem à filosofia da Resposta Eficiente ao Consumidor, que atende as necessidades reais do cliente.

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